Importância da hidratação na Perda de Peso

Sendo a água o principal componente do nosso organismo, é de fácil perceção o impacto de uma correta hidratação ao nível da nossa saúde e respetiva perda de peso.

Normalmente, quando queremos perder peso focamo-nos nas calorias ingeridas e nos alimentos que podemos ou não comer, e respetivas quantidades. Contudo, esquecemo-nos que a ingestão hídrica é um fator tão ou mais importante para atingirmos o nosso objectivo.

 

Mas afinal quais são os benefícios da água que justificam a sua importância no que toca à perda de peso?

Para além de características tais como o controlo da temperatura corporal, lubrificação das articulações e proteção de tecidos e órgãos, é fundamental para:

  • Regulação do apetite e controlo de peso
  • Eliminação de toxinas através da urina
  • Regulação do trânsito intestinal
  • Transporte de nutrientes e oxigénio para as células
  • Digestão e absorção

 

Recomendações de ingestão de água

A quantidade de água diária que deve ser ingerida varia normalmente entre 1- 3L. Contudo, fatores como a faixa etária, prática de atividade física, temperatura ambiental, a toma fármacos laxantes ou que estimulem a diurese, bem como a presença de alguma situação clínica específica (febre, vómitos e diarreia, etc.) poderão aumentar estas necessidades.

 

Dicas de hidratação na perda de peso

Para muita gente, garantir a quantidade de água necessária para a manutenção do organismo saudável e para uma correta perda de peso, nem sempre é uma tarefa fácil. Deixo aqui algumas dicas úteis para manter o organismo hidratado ao longo do dia.

 

Dica 1: Distribua a quantidade de água por vários copos ao longo do dia, sendo que 1,5L equivale a aproximadamente 8 copos de água. Assim, se começar pela ingestão de um bom copo de água antes de cada refeição, já dá um bom avanço.

 

Dica 2: Beba chá ao longo do dia sem adição de açúcar ou adoçante. Além das propriedades que beneficia de acordo com o chá que optar, esta bebida irá contribuir para a quantidade de água que deverá ingerir diariamente.

 

Dica 3: Opte pelas águas aromatizadas. São fáceis de preparar, sendo apenas necessário juntar à água, os ingredientes com as propriedades que melhor se adequarão às suas necessidades. Deixe-as repousar durante um período de tempo.

 

Dica 4: Ingira alimentos com elevado teor em água. Exemplos destes alimentos são os legumes e a fruta.