Como Melhorar o funcionamento Intestinal

Como melhorar o funcionamento intestinal através da nossa alimentação?

Um bom funcionamento intestinal é fundamental para garantir a saúde do nosso organismo. Apresentando um papel essencial ao nível da nossa imunidade, digestão e absorção de grande parte dos nutrientes que provêm da nossa alimentação, já é muitas vezes denominado como o nosso “segundo cérebro”.

Uma alimentação desequilibrada, a ingestão inadequada de líquidos ou fatores psicológicos são as principais causas para o mau funcionamento do intestino.

São várias as estratégias alimentares que podemos adotar para garantir uma boa saúde intestinal, sempre que possível, não descuidando a prática de atividade física.

 

Estratégias alimentares para melhorar o funcionamento intestinal

1 – Inclua sementes no seu dia alimentar, como por exemplo, as sementes de chia, linhaça moída e girassol. Além da sua riqueza em fibra, apresenta na sua constituição ómega 3, com efeitos benéficos ao nível do intestino. Apresentam também um elevado teor calórico, devendo por isso a sua ingestão ser controlada.

2 – Ingira, pelo menos, 1,5L de líquidos, sob a forma de água ou infusões sem açúcar.

3 – Consuma alimentos com propriedades probióticas e prebióticas, benéficas ao nível da saúde intestinal. Como exemplos temos o kefir, sopa de miso, alcachofra, alho, cebola, farelo de trigo e chicória.

4 – Inclua cereais não refinados no seu pequeno-almoço ou merenda em quantidades moderadas. Poderá optar pelos flocos de aveia, milho, centeio, cevada, o millet, amaranto, entre outros, preferindo sempre aqueles sem adição de açúcar.

5 – Utilize como tempero, especiarias e ervas aromáticas com propriedades digestivas, anti-inflamatórias e benéficas ao nível da regulação intestinal. (consultar o artigo “Especiarias e ervas aromáticas no emagrecimento”) 

6 – Privilegie a ingestão de fruta, legumes e produtos hortícolas, alimentos de elevada riqueza vitamínica, mineral e em fibra.

7 – Beba um copo de água morna com umas gotas de limão de manhã, em jejum.

8 – Enriqueça a sua alimentação com superalimentos, nomeadamente a erva de trigo, erva de cevada, água de coco e açaí.

 

Para mais informações, marque aqui a sua consulta de nutrição em Torres Vedras

Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade