De acordo com esta medicina, a perda ou ganho de peso pouco está relacionado com a ingestão calórica. Ao fortalecermos a nossa energia vital estamos, ao mesmo tempo, a aumentar o nosso metabolismo e, consequentemente, perdemos peso com maior facilidade.
Ao garantirmos uma boa energia vital, também se torna menos frequente a fome emocional, aqueles momentos que estamos mais cansados e, tendencialmente, comemos compulsivamente.
Uma boa qualidade de sono é também encarado como um fator fundamental que interfere no emagrecimento. O mesmo é afirmado na medicina convencional, relacionando a diminuição do tempo do sono com a alteração de produção de hormonas que, consequentemente, leva ao aumento de peso. O mesmo acontece com o stress.
Assim sendo, torna-se imperativo melhorar a qualidade do sono e aumentar a energia vital para que o processo de perda de peso seja eficaz.
Perante isto, como posso aumentar a minha energia vital?
Seguem algumas dicas simples para colocar em prática no seu dia-a-dia:
- Ingerir alimentos frescos, da época (alimentos embalados e processados são desprovidos de energia);
- Fazer um bom pequeno-almoço entre as 7h e 9h da manhã, o melhor horário para o organismo digerir os alimentos;
- Jantar o mais cedo possível, optando por alimentos mais leves, sendo a sopa uma excelente opção;
- Sempre que possível, dar preferência a deitar mais cedo (de preferência até às 23h) e acordar mais cedo. O anoitecer significa que está na hora do recolhimento, e o amanhecer, na altura de acordar;
- Dedicar um tempo para as refeições, para que a mastigação seja feita de forma eficaz, melhorando todo o processo digestivo e aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo;
- Saber escutar o nosso organismo. Ao ingerir alimentos que não são bem tolerados, o organismo tem a capacidade de comunicar consigo, basta estar atento/a e saber escutá-lo. Azia, má digestão, dores de estômago e flatulência são alguns exemplos de sinais que o corpo lhe pode dar quando não tolera determinada refeição ou alimento. Mantenha-se alerta!
- Fazer uma caminhada pela natureza sempre que possível. Desta forma, além de estar a mexer-se e a queimar calorias, está a inspirar ar puro, fundamental para uma boa energia vital.