Comparações na Infância e como Evitá-las

Por vezes, e muitas vezes de forma inconsciente, tendemos enquanto pais, a fazer comparações entre o(s) nosso(s) filho(s) e os filhos dos outros. Alguns exemplos de comparações comuns: “devias esforçar-te mais como o X” / “vês como ele está mais magro?”/ “olha para aquele menino a portar-se tão bem, não está a fazer birra”. 

Embora a intenção das comparações seja positiva, o seu impacto nas crianças pode ter o efeito contrário. Sem que nos apercebamos, estamos a criar no nosso filho frustração e, com o tempo, ele próprio passará a interiorizar estas comparações e, possivelmente, será um adulto que mede as suas conquistas com base na dos outros, pois foi esse o padrão que apreendeu.

Por forma a evitá-lo, ao invés de comparar o seu filho com outra criança experimente:

– Compreender o porquê de determinada situação estar a acontecer (ex: “tenho percebido que não te estás a esforçar muito na escola, está tudo bem? Há algo que te esteja a desmotivar?”/ “estou preocupado(a) com a tua saúde porque vejo que ganhaste um pouco de peso. Como te sentes em relação a isso?”/ “estou a ver que estás chateado, queres partilhar comigo o porquê disso estar a acontecer?”);

– Validar os sentimentos/emoções do seu filho (ex: “compreendo que te sintas assim”, “tens direito a sentir-te chateado”);

– Sugira mudanças (“ex: “e se experimentarmos estudar os dois? Achas que isso te iria ajudar a sentires-te mais motivado?” / “talvez se fossemos a uma consulta de nutrição a doutora nos conseguisse ajudar a perder algum peso para que te sintas melhor” / “se fizéssemos X achas que irias ficar menos chateado?”).

Estarmos mais conscientes destas comparações é o primeiro passo para evitá-las. Muitas vezes na nossa própria infância sentimos o peso das comparações e, por isso, e de forma inconsciente, acabamos por replicá-las nos nossos filhos. Quebre o ciclo!

Para mais esclarecimentos, agende a sua consulta de Orientação Parental.

Dra. Stéphanie Costa

CP 24088

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade