Como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar no emagrecimento?


De acordo com esta medicina, a perda ou ganho de peso pouco está relacionado com a ingestão calórica. Ao fortalecermos a nossa energia vital estamos, ao mesmo tempo, a aumentar o nosso metabolismo e, consequentemente, perdemos peso com maior facilidade.
Ao garantirmos uma boa energia vital, também se torna menos frequente a fome emocional, aqueles momentos que estamos mais cansados e, tendencialmente, comemos compulsivamente.
Uma boa qualidade de sono é também encarado como um fator fundamental que interfere no emagrecimento. O mesmo é afirmado na medicina convencional, relacionando a diminuição do tempo do sono com a alteração de produção de hormonas que, consequentemente, leva ao aumento de peso. O mesmo acontece com o stress.
Assim sendo, torna-se imperativo melhorar a qualidade do sono e aumentar a energia vital para que o processo de perda de peso seja eficaz.

Perante isto, como posso aumentar a minha energia vital?

Seguem algumas dicas simples para colocar em prática no seu dia-a-dia:

  • Ingerir alimentos frescos, da época (alimentos embalados e processados são desprovidos de energia);
  • Fazer um bom pequeno-almoço entre as 7h e 9h da manhã, o melhor horário para o organismo digerir os alimentos;
  • Jantar o mais cedo possível, optando por alimentos mais leves, sendo a sopa uma excelente opção;
  • Sempre que possível, dar preferência a deitar mais cedo (de preferência até às 23h) e acordar mais cedo. O anoitecer significa que está na hora do recolhimento, e o amanhecer, na altura de acordar;
  • Dedicar um tempo para as refeições, para que a mastigação seja feita de forma eficaz, melhorando todo o processo digestivo e aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo;
  • Saber escutar o nosso organismo. Ao ingerir alimentos que não são bem tolerados, o organismo tem a capacidade de comunicar consigo, basta estar atento/a e saber escutá-lo. Azia, má digestão, dores de estômago e flatulência são alguns exemplos de sinais que o corpo lhe pode dar quando não tolera determinada refeição ou alimento. Mantenha-se alerta!
  • Fazer uma caminhada pela natureza sempre que possível. Desta forma, além de estar a mexer-se e a queimar calorias, está a inspirar ar puro, fundamental para uma boa energia vital.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade