5 Alimentos que ajudam na digestão
Quem é que nunca acabou uma refeição, na qual até nem comeu muito, com sensação de desconforto e inchaço excessivo?
Pois bem, grande parte das vezes, isto deve-se ao facto de ingerirmos alimentos mais difíceis de serem digeridos pelo organismo.
Tudo aquilo que comemos influencia diretamente a nossa saúde e qualidade de vida. No que toca à digestão não é diferente. O tipo de alimentação que adotamos no nosso dia-a-dia, influencia diretamente o nosso processo digestivo.
Certamente que uma refeição onde predominam produtos hortícolas, legumes e fruta, é mais facilmente digerida comparativamente a uma refeição rica em gordura ou com excesso de proteína.
Além disso, é importante salientar que a ingestão de alimentos aos quais somos intolerantes, também dificulta o nosso processo digestivo. Torna-se assim importante identificá-los e evitar o seu consumo.
São inúmeras as opções de alimentos que ajudam na digestão aos quais podemos recorrer, que poderão aliviar sintomas associados a uma má digestão, ou mesmo preveni-los.
5 Exemplos de alimentos que ajudam na digestão:
1 – GENGIBRE
– Alimento com propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Excelente desintoxicante hepático, ajuda na digestão das gorduras.
Dica: Acompanhe as suas refeições principais com um chá de gengibre (ferver aproximadamente duas rodelas em 0,5L de água).
2 – SOPA
– Graças à sua riqueza em fibras, promove a saúde digestiva. Por um lado, as fibras solúveis retardam o esvaziamento do estômago, conferindo uma sensação de saciedade durante mais tempo. Já as fibras insolúveis, apesar de não serem digeridas como acontece com as anteriores, promovem o bom funcionamento intestinal. Todas estas, são funções que ajudam a uma correta digestão.
Dica: Inicie as refeições principais com um prato de sopa.
3 – HORTELÃ
– Rica em antioxidantes, além de ajudar na digestão, combate a flatulência que está normalmente presente quando a digestão está comprometida.
Dica: Coloque folhas de hortelã e rodelas de ½ limão em 1,5L de água e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte esta água aromatizada estará pronta para poder ser bebida (os ingredientes deverão permanecer na água até acabar de a beber).
ABACAXI
– Fruta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, possui ainda na sua constituição a bromelaína, enzima que auxilia o processo digestivo.
Dica: Acompanhe refeições mais pesadas, ricas em proteína e gordura, com uma fatia de abacaxi.
INFUSÃO DE DENTE DE LEÃO E BOLDO
– Dois exemplos de plantas medicinais que promovem o bom funcionamento do fígado e ajudam na digestão.
Dica: Quando se sentir indisposto, beba 1-2 chávenas da infusão da mistura destas duas plantas. Dado o seu sabor um pouco amargo, poderá aromatizar a sua infusão com um pau de canela.
Outras dicas para uma boa digestão
>Mastigue corretamente os alimentos.
>Reduza gradualmente a quantidade de comida das suas refeições ao longo do dia.
>Experimente caminhar um pouco no fim das refeições, vai ver que o seu corpo agradece.
>Escute o seu organismo. Conseguirá perceber muitas das suas intolerâncias alimentares se tomar especial atenção ao comportamento do seu corpo após a ingestão de cada alimento. Inchaço, cólicas e alterações do trânsito intestinal, são alguns dos sinais indicadores que poderá estar perante uma intolerância alimentar.
Para mais informações, marque aqui a sua consulta de nutrição em Torres Vedras