Dicas alimentares para quem mora sozinho

“Mora sozinho e muitas vezes não tem tempo para confecionar as suas refeições? A falta de criatividade ou motivação leva-a sempre a recorrer a refeições pré-confecionadas ou fast-food?” Este artigo é para si!

 

Morar sozinho não tem que ser sinónimo da prática de uma alimentação desequilibrada.

 

Confira algumas dicas alimentares que poderão facilitar a sua tarefa:

1 – Elabore uma ementa semanal e planeie a sua lista de compras antes de ir ao supermercado. Se tiver as refeições para a semana minimamente estruturadas, será mais fácil fazer escolhas saudáveis quando vai ao supermercado. Assim, compra apenas o necessário e evita desperdícios.

2 – Invista na pré-preparação e adequado armazenamento dos seus alimentos. Tenha especial atenção no acondicionamento das frutas, saladas e legumes, sendo que estes alimentos se deterioram com maior facilidade. Bens alimentares como a carne e o peixe, deverão ser congelados em porções individuais para cada refeição.

3 – Para as suas refeições, confecione alimentos em maiores quantidades e congele o restante em pequenas porções. Se mora sozinho, é uma ótima opção para aqueles dias que chega a casa sem tempo ou vontade de cozinhar. Nestes casos, ter sempre sopa feita (mesmo que congelada), dar-lhe-á uma grande ajuda.

4 – Opte pela confeção de receitas simples e rápidas. De nada servirá planear refeições complexas, se depois não é uma receita praticável no seu dia-a-dia. Guarde as refeições mais elaboradas para quando tiver companhia ou disponibilidade de as disfrutar calmamente.

5 – Reaproveite as sobras. De acordo com os alimentos que sobraram, poderá reutilizá-los nas mais variadas receitas, tais como:

  • Quiches
  • Omeletes
  • Bolinhos de carne, peixe ou legumes, feitos no forno (para fugir à batata, poderá, como opção, utilizar sobras de arroz)
  • Lasanhas (tendo a opção de substituir a massa por curgete caso pretenda um prato menos calórico
  • Salteado de legumes
  • Sumos com fruta e vegetais
  • Curgete ou beringela recheadas com a sobra de carne/peixe ou legumes

 

Para mais informações sobre o tema “dicas alimentares para quem mora sozinho”, marque aqui a sua consulta de nutrição em Torres Vedras

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade