– Promove a saciedade. A sua riqueza em fibra confere a capacidade de reter uma grande quantidade de água, preenchendo o estômago mais rapidamente, reduzindo a sensação de fome.
– Fonte de proteína vegetal. A ingestão de proteína animal está associada ao consumo de gordura saturada, gordura com impacto negativo ao nível da saúde. Assim, também podemos recorrer à proteína de origem vegetal para contribuir para o aporte total de proteína no nosso dia alimentar. Uma fonte deste macronutriente são as sementes de chia. Considerado um superalimento, além da proteína também apresenta uma elevada riqueza em vitaminas e minerais.
– É isenta de glúten. Para aqueles que apresentam intolerância ao glúten, esta é uma boa opção para aporte de fibra.
– Não apresentam colesterol nem açúcares simples, o que torna as sementes de chia uma opção válida para quem sofre de diabetes mellitus e/ou alterações nos níveis de colesterol. O facto da sua digestão ser feita mais lentamente faz com que este superalimento ajude a equilibrar a glicemia.
– Melhora a saúde intestinal. Rica em ômega 3, ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados entre outros, confere-lhe poder anti-inflamatório. Também a sua riqueza em fibra promove o bom funcionamento intestinal.