Muitas pessoas acreditam que os resultados se verificam na balança, no entanto nem sempre é assim. Obviamente é um ótimo equipamento para avaliar a evolução, no entanto, retenção de líquidos, resíduos acumulados no intestino, etc, podem gerar flutuações no peso.
O facto de a balança não corresponder ao que a pessoa anseia e prevê, poderá ser desencorajador, fazendo parecer que todo o esforço foi em vão e que se afasta do objetivo.
Para além da balança, podemos confirmar o sucesso da prática regular de exercício físico associada a uma alimentação saudável, com outros fatores de progressão, nomeadamente:
A condição física melhorou: existe mais força, a intensidade dos exercícios e do treino é maior e o cansaço chega mais tarde;
A energia ao longo do dia é maior, está mais disponível e atento;
A auto-estima evolui, a pessoa sente-se mais confiante, acredita nela própria e sente-se capaz de conquistar os seus objetivos;
Os treinos ficam cada vez mais fáceis;
O corpo modifica, torna-se mais tonificado e definido, mesmo que o peso corporal não tenha descido;
O nosso conselho enquanto profissionais do fitness passa por adotar um estilo de vida saudável, adequando a sua alimentação ao seu tipo de treino de forma alcançar resultados. Não se foque apenas no número que aparece na balança e sinta-se bem!
Exposição do tema e assunto aqui abordado por:
Filipe Batalha e Solange Santos. Especialistas em Musculação e Cardiofitness, Treino Personalizado e Populações Especiais.