Nutrição na Perda de Peso

Papel do Nutricionista

O excesso de peso associado normalmente ao sedentarismo e hábitos alimentares desadequados é um problema cada vez mais comum na atualidade.

Engane-se quando pensa que perder peso passa simplesmente pelo cumprimento de uma dieta restritiva durante um curto período de tempo, está a perder o seu tempo. Todo o processo de emagrecimento exige mudanças graduais, nomeadamente ao nível dos hábitos alimentares e estilo de vida.

Assim, e para obter resultados duradouros, o papel do nutricionista é focado não só na reeducação alimentar, mas também na promoção de um estilo de vida mais saudável.

Plano Alimentar Personalizado

Na consulta de nutrição é elaborado um plano alimentar personalizado adaptado a cada paciente, para que perca peso de uma forma saudável e eficaz, tendo em conta:

  • Peso
  • Idade
  • Estilo de vida
  • Preferências alimentares
  • Objetivo pretendido

Acompanhamento Constante

É importante o paciente sentir-se acompanhado e ter oportunidade de poder esclarecer qualquer dúvida relativa ao planeamento alimentar que possa surgir entre consultas. A motivação é um fator fundamental para que cada caso seja um sucesso. Desta forma, e sempre que necessitar, poderá entrar em contacto com a sua nutricionista por email ou por telefone.

Manutenção dos Resultados

Tão ou ainda mais importante do que atingir o peso pretendido é conseguir mantê-lo. Para tal, ao longo das consultas, a nutricionista procura incentivar mudanças comportamentais e fornecer ferramentas que o(a) tornem capaz de realizar escolhas alimentares saudáveis a longo prazo, de acordo com as suas preferências alimentares e estilo de vida, fugindo ao cumprimento de um plano restritivo para o resto da sua vida.