Dicas alimentares para quem mora sozinho

“Mora sozinho e muitas vezes não tem tempo para confecionar as suas refeições? A falta de criatividade ou motivação leva-a sempre a recorrer a refeições pré-confecionadas ou fast-food?” Este artigo é para si!

 

Morar sozinho não tem que ser sinónimo da prática de uma alimentação desequilibrada.

 

Confira algumas dicas alimentares que poderão facilitar a sua tarefa:

1 – Elabore uma ementa semanal e planeie a sua lista de compras antes de ir ao supermercado. Se tiver as refeições para a semana minimamente estruturadas, será mais fácil fazer escolhas saudáveis quando vai ao supermercado. Assim, compra apenas o necessário e evita desperdícios.

2 – Invista na pré-preparação e adequado armazenamento dos seus alimentos. Tenha especial atenção no acondicionamento das frutas, saladas e legumes, sendo que estes alimentos se deterioram com maior facilidade. Bens alimentares como a carne e o peixe, deverão ser congelados em porções individuais para cada refeição.

3 – Para as suas refeições, confecione alimentos em maiores quantidades e congele o restante em pequenas porções. Se mora sozinho, é uma ótima opção para aqueles dias que chega a casa sem tempo ou vontade de cozinhar. Nestes casos, ter sempre sopa feita (mesmo que congelada), dar-lhe-á uma grande ajuda.

4 – Opte pela confeção de receitas simples e rápidas. De nada servirá planear refeições complexas, se depois não é uma receita praticável no seu dia-a-dia. Guarde as refeições mais elaboradas para quando tiver companhia ou disponibilidade de as disfrutar calmamente.

5 – Reaproveite as sobras. De acordo com os alimentos que sobraram, poderá reutilizá-los nas mais variadas receitas, tais como:

  • Quiches
  • Omeletes
  • Bolinhos de carne, peixe ou legumes, feitos no forno (para fugir à batata, poderá, como opção, utilizar sobras de arroz)
  • Lasanhas (tendo a opção de substituir a massa por curgete caso pretenda um prato menos calórico
  • Salteado de legumes
  • Sumos com fruta e vegetais
  • Curgete ou beringela recheadas com a sobra de carne/peixe ou legumes

 

Para mais informações sobre o tema “dicas alimentares para quem mora sozinho”, marque aqui a sua consulta de nutrição em Torres Vedras