Rotinas Saudáveis

Comecemos por usar uma atitude fulcral na hora de chegar às boas opções e ás escolhas que nos fazem bem. O bom senso!

Treinar, mudar de vida, identificar maus hábitos ou até começar a dar importância ao discurso assertivo do médico que na ultima consulta nos disse qualquer coisa que não gostámos de ouvir mas que isso carregado de razão vai para lá da nossa sensibilidade e fez mudar a nossa atitude. Treinar deve fazer parte da nossa rotina, deixemos de ser tão minuciosos quanto ao tempo e volume de treino, quanto à modalidade que escolhemos; não há exercícios maus, embora existam pessoas que não estão
preparadas para os executar!

No momento da prescrição há muitas variáveis a ter em conta, como temos vindo a abordar, na certeza porém que uma articulação deve ser percebida quanto à forma e liberdade de movimentos que possibilita.

Um exercício deixa de ser um bom exercício quando desafia o praticante a executar um gesto que do ponto de vista articular/ anatómico, não é possível.

Entre este exemplo podíamos enumerar muitos outros e pensando nos quatro pilares no movimento humano, concentremo-nos então nos seguintes aspectos: Locomoção, mudança de nível, empurar-puxar e rotação.

O exercício deve ser o mais diversificado possível, potenciar o trabalho e a sinergia das cadeias musculares para que exista uma homeostase das estruturas e um trabalho mais global com menos hipóteses de reincidir num erro e praticá-lo a cada treino.
De volta ao bom senso: não aceitar as modas como modalidades e certezas para a nossas vidas, usar a cabeça para interpretar o que diante de nós nos vai sendo apresentado como pedra filosofal para os nossos problemas.

A nossa genética muda infimamente em milhões de anos e este facto devia ser o bastante para juntar mais variáveis a equação: Alimentação saudável, repouso, gerir o stress e contrariar as práticas sedentárias que em nada servem um corpo que foi concebido e encerra ainda muita necessidade de movimento/ exercício físico para complementar com sucesso as funções fisiológicas, aquelas que vão sendo certas na medida em que o coração vai batendo.

Bons Treinos e boas práticas!
Profissionais do Exercício e Bem-estar / Especialistas em Treino Personalizado e Populações Especiais:
Filipe da Silva Batalha e Solange Santos.

Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade