Como Melhorar o funcionamento Intestinal

Como melhorar o funcionamento intestinal através da nossa alimentação?

Um bom funcionamento intestinal é fundamental para garantir a saúde do nosso organismo. Apresentando um papel essencial ao nível da nossa imunidade, digestão e absorção de grande parte dos nutrientes que provêm da nossa alimentação, já é muitas vezes denominado como o nosso “segundo cérebro”.

Uma alimentação desequilibrada, a ingestão inadequada de líquidos ou fatores psicológicos são as principais causas para o mau funcionamento do intestino.

São várias as estratégias alimentares que podemos adotar para garantir uma boa saúde intestinal, sempre que possível, não descuidando a prática de atividade física.

 

Estratégias alimentares para melhorar o funcionamento intestinal

1 – Inclua sementes no seu dia alimentar, como por exemplo, as sementes de chia, linhaça moída e girassol. Além da sua riqueza em fibra, apresenta na sua constituição ómega 3, com efeitos benéficos ao nível do intestino. Apresentam também um elevado teor calórico, devendo por isso a sua ingestão ser controlada.

2 – Ingira, pelo menos, 1,5L de líquidos, sob a forma de água ou infusões sem açúcar.

3 – Consuma alimentos com propriedades probióticas e prebióticas, benéficas ao nível da saúde intestinal. Como exemplos temos o kefir, sopa de miso, alcachofra, alho, cebola, farelo de trigo e chicória.

4 – Inclua cereais não refinados no seu pequeno-almoço ou merenda em quantidades moderadas. Poderá optar pelos flocos de aveia, milho, centeio, cevada, o millet, amaranto, entre outros, preferindo sempre aqueles sem adição de açúcar.

5 – Utilize como tempero, especiarias e ervas aromáticas com propriedades digestivas, anti-inflamatórias e benéficas ao nível da regulação intestinal. (consultar o artigo “Especiarias e ervas aromáticas no emagrecimento”) 

6 – Privilegie a ingestão de fruta, legumes e produtos hortícolas, alimentos de elevada riqueza vitamínica, mineral e em fibra.

7 – Beba um copo de água morna com umas gotas de limão de manhã, em jejum.

8 – Enriqueça a sua alimentação com superalimentos, nomeadamente a erva de trigo, erva de cevada, água de coco e açaí.

 

Para mais informações, marque aqui a sua consulta de nutrição em Torres Vedras

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Marcação de consulta
Patologias digestivas
Outros
Alterações emocionais
Distúrbios do Sono
Dor e Processo Inflamatório
Patologias respiratórias
Sistema urinário
Patologias de Pele
Saúde cardiovascular
Saúde mulher
Obesidade